Alterações na Lei de Concessões trará mais segurança jurídica às empresas
O PL nº 7063/2017 que trata do marco legal das concessões e parcerias público-privadas (PPPs), intitulado de Lei Geral de Concessões, consolida em um único documento as normas atuais que tratam de concessões, PPPs e fundos de investimentos em infraestrutura.
No intuito de garantir segurança jurídica aos investidores, a proposta determina um prazo máximo para os tribunais de contas deliberarem sobre os editais e estabelece a obrigatoriedade de previsão contratual do prazo de resposta do poder concedente para pedido de reequilíbrio econômico-financeiro.
Além disso, há o disciplinamento do procedimento de manifestação de interesse (PMI) e a sustentabilidade social e ambiental passam a integrar as diretrizes das concessões de serviço público, de forma que os estudos de viabilidade e licenciamentos para projetos de concessão terão prioridade de tramitação nos órgãos ambientais.
O relatório será discutido e votado na comissão especial nesta terça-feira (26/11/2019), antes de ir ao Plenário da Câmara.
O setor de Direito Público e Regulatório do NHM Advogados segue acompanhando os desdobramentos do assunto e se coloca à disposição para prestar qualquer auxílio relacionado ao tema.
Publicações Recentes
EMPRESAS PODERÃO PARCELAR, COMPENSAR E ATÉ SUSPENDER A COBRANÇA DE MULTAS ADMINISTRATIVAS
No dia 08/06/2020 o Ministério da Economia publicou a Instrução Normativa nº 43/2020, que dispõe sobre a dispensa, parcelamento, compensação e suspensão de...
Atividade industrial e comercial no Brasil afetadas pelo Coronavírus
A Lei nº 13.979/2020 afetará as atividades industriais e comerciais pelas restrições sanitárias para enfrentamento ao Coronavírus. Entre as medidas estão a...
Atividade industrial e comercial no Brasil afetadas pelo Coronavírus
Fabricantes e comerciantes de produtos veterinários deverão possuir responsável técnico
O Projeto de Lei nº 5.306/19 propõe que estabelecimentos que industrializem, fabriquem, comercializem ou armazenem produtos de uso veterinário deverão...